sexta-feira, 4 de março de 2011

IPO do Porto inaugura maior unidade ibérica de radioterapia


A nova unidade de Radioterapia Externa do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, que será inaugurada esta sexta-feira, é a maior da Península Ibérica.
O investimento, de mais de 12 milhões de euros, contemplou o edifício que acolherá o novo serviço e mais lugares de estacionamento. Na inauguração, estarão presentes o primeiro-ministro, José Sócrates, e a ministra da Saúde, Ana Jorge.
Em entrevista ao P24, António Campos Júnior, director do Serviço de Transplantação de Medula Óssea, adiantou que os profissionais que trabalharão na nova unidade estão já em formação e que lá para Outubro já deverá ser possível tratar os doentes com radiação corporal total.
“Parte dos regimes de condicionamento, de preparação de doentes para transplante, é feita, em muitos países do mundo, com recurso a radioterapia. Apesar de o termos feito até aqui só com quimioterapia, de isso ser aceitável e de termos tido resultados mais ou menos idênticos, de facto, o standard é a radioterapia. E nós vamos poder acertar o passo pelo resto da comunidade científica nesta área”, explicou o clínico ao P24.
O novo serviço do IPO do Porto tem equipamento de última geração e capacidade para tratar em simultâneo 17 pacientes.

3/03/2011 - 18:11 Por Ana Isabel Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário