quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Bactéria pode ajudar no desenvolvimento de medicamentos contra o cancro

Cientistas das universidades de Glasgow e Massachusetts descobriram um novo mecanismo pelo qual a bactéria salmonela infecta os homens. De acordo com a equipa de investigadores, a descoberta pode ser usada para desenvolver um método mais eficiente para matar células do cancro, avança o site Ciência Diária.
Os investigadores descreveram como a salmonela usa a caspase-3, uma enzima produzida pelas células do hospedeiro, para aumentar a inflamação no local da infecção. Normalmente, a caspase-3 tem um papel muito importante no corpo: remover células danificadas ou com mau funcionamento do sistema através de um sistema conhecido como “morte programada”. Este processo é frequentemente defeituoso em células cancerígenas.
A equipa demonstrou que a proteína SIPA da bactéria salmonela é responsável por induzir a activação da caspase-3 dentro da célula hospedeira. “A novidade desta pesquisa é que descobrimos como as bactérias minam a célula hospedeira e a dominam para processar as toxinas bacterianas em pequenas unidades funcionais”, explica Dónal Wall, de Glasgow. “As bactérias entregam grandes toxinas na células e depois usam a enzima de acolhimento, a caspase-3, para dividir estas proteínas Estas toxinas podem ir para diferentes partes da célula para realizar as suas funções”.
Para a equipa de investigação, o conhecimento de como a salmonela invade as células do hospedeiro induzindo a caspase-3 poderia ser explorado na terapêutica do cancro, já que seria possível activar a morte programada de células com defeito logo nos estágios iniciais.

 
2010-10-27, 12h11min em
 

Sem comentários:

Enviar um comentário